Ética na política brasileira?

11 09 2007

Os princípios da “ética da responsabilidade” correspondem à necessidade dos governos de promoverem o bem comum, de grandes grupos ou de toda a população, e para isso esses governos lançam mão de qualquer meio que enseje o alcance dos seus objetivos. Por exemplo, seria justificável até a pena de morte para criminosos incorrigíveis a fim de evitar que voltem a causar mal à sociedade.

No Brasil fica claramente demonstrado que em política quase tudo é feito contrariando normas morais e princípios éticos, pois, para começar, os políticos não são éticos quando mentem aos seus eleitores, fazendo promessas que jamais pensaram em cumprir, já que o seu único objetivo é alcançar um mandato que lhes permita legislar para seu próprio benefício ou de grupos hegemônicos, ou administrar bens públicos, para retirar deles o que puderem, para si e para seus aliados. Neste caso parece claro também que a política brasileira adota a “ética da responsabilidade”, com a diferença de utilizar como meio o sacrifício da sociedade e, como fim, o favorecimento a pequenos grupos, e a criminosos, entre os quais alguns políticos.

É comum, quando alguém menciona este estado de coisas, vir junto o esclarecimento de que uma minoria é responsável por ele, que há grande quantidade de bons políticos e outras coisas, mas a nossa observação nos leva a concluir que, pelo contrário, há muito poucos políticos bem intencionados, que chegam a abandonar a carreira por não concordarem com o que acompanham entre seus pares, e também por não suportarem a pressão que aqueles lhes fazem para que se aliem às suas falcatruas.

Para reforçar estas afirmações é muito fácil incluir fatos conhecidos e comprovados, como a busca incontrolável do Congresso Nacional pelo aumento dos seus próprios salários e benefícios, que resulta no aumento em cascata dos vencimentos dos demais patamares legislativos, enquanto levam meses para decidir sobre um insignificante reajuste do salário mínimo nacional. O nepotismo atinge níveis intoleráveis nos três poderes da República, com todos seguindo emaranhados caminhos para incluir parentes e amigos entre os afortunados detentores de ganhos públicos, alguns sem nada fazer, desperdiçando descaradamente valores arrancados dos parcos salários da população, através de impostos que estão entre os mais altos do mundo.

Aproveitando o comentário, não seria ruim pagar altos impostos, como fazemos, se houvesse reciprocidade na prestação de bons serviços à população nas áreas de saúde pública, educação e segurança.

Já houve época em que no Brasil buscava-se a escola pública por ser de melhor qualidade, e não são poucas as pessoas de destaque que foram muito bem formadas através delas. Mas hoje o que se vê são professores mal formados, desinformados e mal remunerados, tentando ensinar qualquer coisa a alunos que não têm motivação para estudar, pois para alguns tanto faz estudar muito ou pouco, já que serão sempre marionetes em uma sociedade dominada por interesses minoritários, encontrando somente empregos cuja remuneração não passa do salário mínimo.

A segurança pública é vergonhosa, apodrecida também por altíssimos níveis de corrupção, cedendo diariamente espaço a grupos criminosos muito bem organizados e armados, infiltrados entre a população, que em alguns casos os considera seus protetores e benfeitores já que não confia na polícia e nas demais instituições brasileiras. A criminalidade alcança status de terrorismo, com atentados organizados a propriedades públicas e privadas, como a queima de ônibus repletos de inocentes passageiros que morrem sem saber o motivo, obrigando a população a evitar sair de casa em alguns bairros das grandes cidades por temer o alcance de alguma bala perdida. Já se constatou que grupos criminosos organizados patrocinam entre os seus componentes a formação de advogados para defenderem os seus interesses e não seria improvável também patrocinarem a eleição de políticos, com a mesma finalidade.

Quanto à saúde pública o que existe é suficiente apenas para acompanhar aqueles mais resistentes, capazes de esperar durante meses por atendimento médico, pois os que se encontram em estado grave simplesmente morrem sem atendimento nas portas dos hospitais, às vezes sem dispor de médicos ou meios suficientes e até fechados, por conseqüência da má administração de mandatários incompetentes e mal intencionados ou por alguma descabida disputa política.

Isto já é suficiente para encher qualquer pessoa de indignação, mas há mais, envolvendo outras necessidades básicas do ser humano, como a alimentação, pois consta que 44 milhões de brasileiros, 25% da população total, vivem abaixo da linha da miséria, e cerca de 9 milhões deles passam fome. Na contramão desse fato, conforme matéria da revista Superinteressante de março/2007, em todo o país são jogadas no lixo, diariamente, 39 mil toneladas de alimentos, considerando somente a parte em perfeito estado, suficientes para prover café da manhã, almoço e jantar para 19 milhões de pessoas, todos os dias. E quando alguém perguntou sobre essa situação desumana, o Ministro Extraordinário da Segurança Alimentar respondeu simplesmente que a responsabilidade cabe ao modelo econômico brasileiro, que concentrou renda e gerou desemprego.

Então porque as forças políticas do país, tão céleres quando se trata de atender aos seus próprios interesses, não agem de forma eficaz para resolver o problema, que atinge também a cadeia produtiva, já que produtores são obrigados a atirar os excedentes no lixo, tudo porque os brasileiros miseráveis não têm dinheiro para comprar os seus alimentos, que correspondem a essas mesmas quantidades excedentes? Os produtores não têm como distribuir gratuitamente os excedentes porque assim os seus prejuízos seriam ainda maiores, em consequência das dificuldades de transportes e seu alto custo. Mas ninguém faz nada, pois isso não seria oportuno já que não estamos em época de eleição. Os miseráveis continuam com fome e assim caminham a humanidade e a política brasileira.

Quando explode cada um dos inúmeros escândalos de corrupção, a mídia explora exageradamente os fatos, parecendo estar a serviço de grupos de oposição aos que são alvo de investigações. Mas mesmo assim, como se tudo isso fosse pouco, nada é feito para punir os culpados, trazendo outro elemento à nossa cena política: a impunidade. Esses mesmos políticos envolvidos nos casos de corrupção, que enojam a maioria dos brasileiros, acabam sendo reeleitos, provavelmente pela massa popular manipulável, mantida pobre e com baixa escolaridade exatamente com esse propósito. Ninguém pune ninguém, fazendo parecer que todos, nos três Poderes da República, nos três níveis de governo, têm algum tipo de culpa, e que entre eles há pactos de não se incomodarem uns aos outros. Alguém pode até ser condenado, mas não cumpre a pena.

O legislativo aprova leis baseadas em princípios imorais para beneficio dos próprios políticos e, se algum deles é questionado por alguma ação obscura, afirma que o seu ato é legal, já que a lei existe. Nossos políticos lançaram a sua reputação e os seus parâmetros éticos ladeira abaixo, pois nas pesquisas sobre a credibilidade das instituições eles estão sempre em último lugar e, cinicamente, parecem não se incomodar com isso.

Que país abençoado é o nosso! Apesar dos desmandos da nossa política e das nossas instituições, vivemos em uma terra fantasticamente bela, fértil e próspera, onde tudo é grandioso, com vários tipos de clima e vegetação, onde estão a maior floresta tropical, a maior fauna e os maiores rios do mundo, com enormes e invejáveis potenciais, sem terremotos ou furacões. Nossa economia é pujante. Somos um povo dotado de maravilhosos talentos, bem constituído, pacífico e paciencioso, capaz de superar dificuldades, curar mazelas e continuar crescendo, incomodando as maiores economias do planeta.

Por tudo isso temos o dever de nos opor a esses desmandos, também pacificamente, com ações populares que levem o Legislativo a conceber leis inspiradas em princípios éticos universais e o Executivo e o Judiciário a obedecê-las, priorizando os interesses da coletividade, estabelecendo medidas voltadas para a desconcentração da renda e a geração de empregos, e promovendo de forma maciça a educação, como principal meio de saída da situação em que nos encontramos. O Brasil necessita e merece isso, para seguir a sua vocação de grande potência mundial, com brasileiros felizes e sem a miséria física e moral a que são submetidos, com ética na política.

Paulo Vale

Se você necessita de REVISÃO DE TEXTOS ou de ajuda para TRABALHOS ACADÊMICOS, clique aqui.


About these ads

Ações

Informação

34 respostas

4 05 2008
eliene

nosssaaa que massa seu texto pena que boa parte do país não pensa assim e os qu8e pensam não fazem nada ……………….
parabéns pelo seu texto
bjs
eliene…………..

4 05 2008
Paulo Vale

Obrigado Eliene,

É comum ouvir-se pessoas comentando sobre os desmandos na política, os escândalos político/financeiros e outras coisas, e essas mesmas pessoas estão sempre à espera de que alguém (sempre os outros) faça algo para resolver a questão. Quando se sugere que o mesmo que reclama tome alguma atitude ele alega que “não pode mudar o mundo”, que as coisas são assim mesmo, quem pode altercar com o poder econômico e medir forças com os grupos hegemônicos, etc.

Mas pessoas do seu tipo podem ajudar a influenciar as outras pessoas a escolherem políticos que tenham vergonha na cara e possam nos representar defendendo os interesses da maioria.

Divulgue este Blog, se tiver oportunidade, mas visite também o blog “Amazônia – Norte Brasileiro” e leia coisas verdadeiras sobre essa maravilhosa região do nosso país, desconhecida e alvo do preconceito dos brasileiros, embora no resto do mundo seja uma marca tão conhecida como a Coca-Cola. Leia tudo sobre Manaus, capital do Amazonas.

Grande abraço,

Paulo Vale

6 10 2009
CASTRO

Muito bom seu texto, parabens, muito bom, estou iniciando um trabalho sobre a falta de ética na política brasileira atual? abordando as consequencias, para a sociedade, para o país, o desprezo do cidadão em relação a política e os politicos, falta de transparencia. Parece que neste momento da história do Brasil, nossos políticos perderam completamente seus parametros éticos. Paulo você tem alguma livro que abordas os temas citados?

31 05 2008
Adilson

O que é preciso para termos um governo mais responsável com nosso país?

1 06 2008
Paulo Vale

Adilson,

Para responder a sua pergunta postei o tópico que você poderá ler a partir do link http://nosenossascoisas.wordpress.com/2008/06/01/o-poder-de-cada-cidadao/

Abraços,

Paulo Vale

27 07 2008
José Miguel

Lendo somente hoje esse incrível texto que foi escrito em setembro de 2007, percebo e gostaria de destacar duas coisas no texto à fatos reais que vivemos atualmente.
1) nessa semana vi no Jornal Nacional reportagem sobre o suposto apoio de traficantes a candidatura de determinado candidato a vereador no Rio de Janeiro, inclusive com provável participação de membros do MST. É impressionante a previsão feita no texto acima, quando o autor menciona:
“(…) Já se constatou que grupos criminosos organizados patrocinam entre os seus componentes a formação de advogados para defenderem os seus interesses e não seria improvável também patrocinarem a eleição de políticos, com a mesma finalidade.”

2) Moro em Jutaí, no interior do Amazonas. Percebe-se aqui uma calada manifestação contra o atual prefeito. A maioria dos funcionários públicos, principalmente aqueles da educação e saúde, reclamam salários atrasados há mais de três mêses. Mas a reclamação é somente entre eles. Não há nenhuma denúncia oficializando tal irregularidade. O Ministério Público… esse não vê essas terras faz tempo. É verdade! NÃO HÁ PROMOTOR PÚBLICO EM JUTAÍ.
Outra comprovação da precisão e veracidade do texto:
“(…) Ninguém pune ninguém, fazendo parecer que todos, nos três Poderes da República, nos três níveis de governo, têm algum tipo de culpa, e que entre eles há pactos de não se incomodarem uns aos outros. Alguém pode até ser condenado, mas não cumpre a pena.”
Acrescente-se a isso, no caso de Jutaí, a passividade do povo que, em se comprovando a irregularidade, aceita tudo calado. E, muito provavelmente, ainda votará para reeleição do atual prefeito.

Um abraço

22 08 2008
JACQUELINE

NOSSA PAULO SEU TEXTO VEM MOSTRANDO TUDO O QUE EU PENSO SOBRE OS POLÍTICOS TANTO NO MODO DE AGIR COMO NO MODO DE PENSAR.
ADOREI SEU TEXTO ESTÁ DE PARABÉNS

UM BEIJÃO JACQUELINE

21 05 2009
Amanda

Seu texto é muito bom.Concordo plenamente com tudo que vc relatou.
Adorei!

25 09 2009
cecilia

Nossa Paulo , fantastico o seu texto.. parabens ! Eu estou organizando um manifesto na internet, atraves de um video , e voce me deu grandes informacoes ,contribuiu muito para o trabalho ! O texto fala exatamente e claramente tudo aquilo que pretendo abordar em meu manifesto!
Obrigada pela ajuda indireta !

abracos =)

8 10 2009
Paulo Vale

Olá Cecília, Muito obritado pelos elogios. Por favor, deixe que eu veja o seu trabalho quando estiver pronto. Grande abraço Paulo Valepaulo-vale@uol.com.br83 8873 1707 Em 08/10/2009 06:24, comment-reply@wordpress.com < comment-reply@wordpress.com > escreveu:

23 12 2009
Célia Starling

Muito bom o seu texto.
Parabéns!! Você conseguiu passar exatamente o que acontece na nossa política.

10 03 2010
rodrigo dias alves

muito bom enteresenti

2 06 2010
jaislan

NOSSA QUE TEXTO

2 06 2010
JESSICA

mUITOO BOMM MESMOO SEU TEXTOO PARABENS….
CORAGEMM É OQUE FALTA PARA OS BRASILEIROS DE SE EXPRESSAR!!
BJHOOO

17 07 2010
Vinicius Ribeiro

Paulo acabo de ler seu texto, estou fazendo um trabalho sobre Ética na Política
e seu texto vai ajudar muito, não só aos meus ouvintes como as pessoas que indicarei seu texto.
Detesto a Política brasileira, mais juntando pessoas que se interessem em mudar isso vamos alcançar um parâmetro de uma política exemplar.
Muito Obrigado
e continue com esses trabalhos maravilhosos
Boa Sorte

5 09 2010
joão rafael

seu texto e demais retreta a pura realidade

21 09 2010
Mary

Excelente,disse tudo!

20 10 2010
CASSIA

OLA,achei incrivel seu texto.São poucas as pessoas que se expoe de tal maneira como voce deixando claro a realidade de nosso país.Outro dia comentei com amigos o quanto a política de hoje esta suja.Isso infelizmente ja se tornou uma coisa tão normal que poucos se importam em fazer algo.É bom saber que ainda existe pessoas que se preocupam com futuro de nosso país,pois o governo tem grande influencia nisso.PARABÉNS!!!

24 10 2010
Ana clara

Maravilho este artigo posto por você,pode me esclarecer fatos que eu me encontrava na dúvida pelo simples fato de muitas vezes queremos nos enganar quanto a verdadeira situação da corupção politica que não só o Brasil mais praticamnente o ”mundo todo” vivi.
Abraço,
Ana clara
=)

22 11 2010
isabella

PAULO VERDE

MEUS PAREBENS PELA SUA PESQUISA E OBRIGADO VOCE ME AJUDOU MUITO EM UMA PEQUISA DA MATERIA DE FILOSOFIA ESPERO QUE MTS PESSOAS LEAM ISSO PARA AJUDAR NÃO APENAS O BREASIL MAS TAMBEM O MUNDO.

28 03 2011
fernanda

interessante, seu texto gostei muito é muito rico em informaçoes ajuda muito tanto no modo de pensar como de agir! parabens concordo plenamente com td q vc relatou!!

5 09 2011
Mickaellem

Gostei muito desse texto!!!!!!!!!!!!!!!!!

5 11 2011
raylma soeiro

amei seu texto pena q esses corruptos do nosso brasila na pensao assim..
beijooos RAYLMA SOEIRO ;-)

25 02 2012
CELIA

Nossa este texto e muito bom e tudo que eu penso.Estava procurando texto assim. Falam tanto etica que a gente comfude tudo neste mundo em que vivemos os simples que pagam a penalidade.As mentiras dos politicos em vergolham nosso mundo que se dizem que vao melhor cada vez mais.Mas quando eles vem com o papo furado que na saude por exmplo vai melhorar 100% e mentira.Adorei E 10.

13 03 2012
Ana Vale

muito bom seu texto! escritor de primeira!

4 04 2012
Laís Gamarra

Excelente texto!Parabéns pelo trabalho…Meu ajudou pra caramba no dever de casa, obrigada!

30 04 2012
Ellen

Muito bom o texto, parabéns!

Preciso de ajuda para um trabalho… 1) Qual o papel dos jovens para mudar a situação da polítca nacional?

30 05 2012
Laiana Vitalino Rodrigues Maciel

Seu texto é d+
Você esta de parabéns.
Seu texto me ajudou muito a fazer um artigo de opinião sobre o assunto para a escola…
Mais uma vez parabéns pelo seu grande trabalho.
Abraços

23 07 2012
Sireson Almeida da Silva

O seu texto é ótimo, pois estou fazendo um artigo sobre as ações dos nossos políticos brasileiros e sabemos que entre eles não existe nem ética e tampouco moral, mas somente as articulações e alianças em prol de si mesmos.

6 08 2012
Barbara Barbosa

parabens pelo seu texto excelente me ajudou bastante.
tava com muitas duvidas sobre a etica na politica e esse texto abriu minha mente muito obrigado.

8 09 2012
Janete

Não tenho palavras para exprimir minha opinião sobre o conteúdo do seu texto, nele você traz a tona os principais itens que provocam indignação ao povo brasileiro. Parabéns.

13 09 2012
Luciana

Muito bom. Parabéns.

28 11 2012
Carolina

ADOREIIII TUDO QUE EU PENSO SOBRE A ÉTICA NA POLÍTICA ETÁ PRESENTE EM SEU TEXTO, Bom de mais PARABÉNS !! ;-)

9 03 2013
Ronaldo

Perfeito, a verdade nua e crua, parabéns.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: